Como a relação entre a visão e medicina Ayurveda e a genética pode utilizar a aromaterapia como recurso terapêutico?
Ayurveda é uma palavra proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus = vida. Assim, de forma ainda inicial, Ayurveda pode ser entendido como o conhecimento, a ciência que propõe uma vida intimamente relacionada às leis da natureza, tendo a saúde como um estado de plena expressão dessa harmonia.
De acordo com a Ayurveda, existem três doshas, três princípios que regem e compõem a psicofisiologia do indivíduo: Vata, Pitta e Kapha, que são formados pela combinação dos elementos éter, água, fogo e água. O Ayurveda é o mais antigo sistema de cura que é conhecido e que ainda é utilizado. Na Índia, onde é sua origem, existem inclusive, universidades ayurvédicas de formação de seus médicos.
Como é a relação de genética e Ayurveda?
Observe que interessante, foi feito um importante estudo publicado em 2020 sobre Ayurveda e epigenética (Ayurveda and epigenetics), na revista Medicina (Medicina 2020, 56(12), 687); Nesse trabalho, os autores associam os três doshas com a genética, apresentando as funções celulares e o DNA relacionados ao Ayurveda, de modo que mRNA, tRNA e a proteína têm características e propriedades que representam Vata, Pitta e Kapha no nível celular.
Como os doshas do Ayurveda podem ser observados em um indivíduo?
Vata governa o fluxo, comunicação e movimento, bem como o fluxo do sangue, as batidas do coração, a transmissão dos impulsos nervosos. Pitta rege a transformação, como a digestão e o metabolismo. Kapha regula a estrutura do corpo. Por essa razão, esses três doshas formam, assim, a constituição psicofisiológica de todas.
Nesse sentido, esse estudo também cita uma pesquisa feita com um grupo de homens que tinham câncer de próstata, que mudaram a alimentação, praticaram meditação, exercícios respiratórios e aeróbicos e, com isso, houve uma modulação de 500 genes no sentido da cura, bem-estar e saúde.
Além disso, esse estudo ainda faz uma correlação das questões emocionais com a genética e uma série de outros pontos. Cada pessoa, dependendo da condição, apresentará maior proeminência em um ou outro dosha, podendo ser entendido, também como biotipo.
Aromaterapia e Ayurveda – um encontro encantador
Agora, apresentando o potencial desta medicina, a Laszlo traz uma novidade: o lançamento do mais importante e completo livro que existe no mundo, que associa Ayurveda à aromaterapia. Um livro único que une a prática de cura milenar aos óleos essenciais.
A obra é dividida em quatro partes:
Na primeira parte, os autores introduzem o leitor ao conhecimento ayurvédico de forma simples e objetiva, descrevendo cada biotipo dos doshas, explicando como o estilo de vida e a dieta afetam o equilíbrio deles.
Na segunda parte, os autores introduzem o leitor no conhecimento dos óleos essenciais dentro da visão da medicina ayurvédica. Abordam aspectos energéticos deles, citam quais óleos essenciais equilibram cada dosha, ensinando também como utilizá-los.
Na terceira parte, temos um guia de dicas e receitas para a saúde e beleza.
E por último, a parte quatro foi dedicada ao estudo individual de 73 óleos essenciais e mais 36 óleos raros, vistos sob a visão ayurvédica integrada à aromaterapia.
Você pode conhecer e adquirir essa obra que está em pré-lançamento, com desconto, acessando AQUI.
LASZLO
A história da aromaterapia passa por aqui.