Você já encontrou a sigla LFC no rótulo de algum dos nossos óleos essenciais e ficou se questionando sobre o seu significado?
Vamos te ajudar a entender as principais características desta variedade, de modo a te guiar na busca e escolha pelo óleo essencial mais adequado para você.
A sigla LFC significa Livre de Furanocumarinas.
As furanocumarinas são compostos aromáticos que podem ser encontrados em diversas famílias de plantas, nas quais as mais populares são as cascas de espécies cítricas, abrangendo os seus respectivos óleos essenciais.
Estes compostos caracterizam-se por aumentar a sensibilidade da pele à luz solar, pois são estimulados pela radiação UVA e UVB. Em função disso são chamados de fotossensibilizantes, podendo provocar reações que variam entre o surgimento de manchas, vermelhidão, erupções com formação de bolhas e até mesmo queimaduras, a depender do tempo de exposição e quantidade aplicada do componente.
É por esta razão que algumas precauções devem ser tomadas quando aplicamos óleos essenciais com potencial fotossensibilizante sobre a pele. Por segurança recomenda-se a abstenção de exposição prolongada da pele ao sol, por um período médio de seis a oito horas após a aplicação cutânea.
Os óleos essenciais LFC, por sua vez, não apresentam potencial fotossensibilizante e, consequentemente, não comprometerão a saúde da pele quando esta for exposta ao sol. Assim sendo, não há necessidade de abstenção de exposição solar após uso de óleos essenciais LFC.
Por possuírem natureza mais densa/pesada as furanocumarinas são mais difíceis de evaporar e, por isso, são encontradas em poucos óleos essenciais extraídos por destilação a vapor. Por outro lado, concentram-se em óleos essenciais cítricos extraídos por prensagem das cascas, como a bergamota, a laranja doce, o limão siciliano e a mandarina. Um exemplo de furanocumarina encontrada na casca de cítricos é o bergapteno (5-metoxipsoraleno [5-MOP]).
Como os óleos essenciais LFC são obtidos?
Para se obter os óleos essenciais LFC estes são submetidos a um processo de retificação. Como isso é feito? Após a extração por prensagem, o óleo essencial é destilado sob uma pressão baixa e controlada, na qual é possível eliminar as furanocumarinas do óleo.
Mas, atenção, saiba que as furanocumarinas não são vilãs em tempo integral e não devem ser alvos exclusivos de recriminações. Elas agregam grande potencial antimicrobiano e também podem favorecer na terapêutica de condições dérmicas e autoimunes, incluindo a atenuação das manchas de vitiligo. Além disso, também estão presentes na composição de alguns cosméticos bronzeadores, claro que sob condições fisiológicas e terapêuticas adequadas.
Portanto, ao escolher o seu óleo essencial cítrico leve todas as suas propriedades e características em consideração, de modo que elas estejam alinhadas com a sua intenção de uso.
Conheça as nossas variedades de óleos essenciais LFC! Acesse para conhecer o acervo de óleos essenciais LFC da Laszlo!
REFERÊNCIAS:
FÁBIÁN LÁSZLÓ
FRACAROLLI, Letícia Isolamento, caracterização e avaliação da atividade fotossensibilizadora de cumarinas e furanocumarinas extraídas de espécies de Citrus. Ribeirão Preto, 2015. 144 p.: il; 30 cm
BAUDOUX, Dominique. O grande manual da aromaterapia de Dominique Baudoux – Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2018.
WOLFFENBÜTTEL, Adriana Nunes. Base da química da Aromaterapia e óleos essenciais – Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2019.
LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.emporiolaszlo.com.br