Tempo seco, temperatura amena e começam as ites: rinite, otite, amigdalite, faringite, sinusite… as alergias e infecções ORL (otorrinolaringológicas).
Os óleos essenciais e as práticas da aromaterapia consistem em inúmeras possibilidades de manutenção da saúde e do bem-estar enquanto a temperatura abaixa.
Os cuidados com a saúde são essenciais em qualquer época do ano, mas no Brasil, o outono trás o clima mais seco, temperaturas mais amenas e o início da proliferação de alergias e infecções respiratórias. Por essa razão, a consciência sobre essas questões e como cuidar delas são ferramentas de autocuidado e manutenção da saúde e do bem-estar, o que pode evitar as doenças típicas da estação.
Vamos pensar em alguns dos cuidados e como incluir boas práticas com óleos essenciais?
Higiene adequada das mãos
Hábito essencial que vai além do “lavar as mãos com frequência”, que, por si, já é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças, principalmente as respiratórias, que tendem a se proliferar com mais facilidade no outono. Muitos vírus e bactérias se mantém transmissíveis em superfícies e nas mãos de outras pessoas. Dessa forma, antes de levar as mãos às mucosas, boca e olhos, lave as mãos. Você pode preparar um frasco de álcool spray ou em gel para ser usado também.
Álcool aromático para limpeza das mãos
– em um frasco de 30 mL com borrifador spray, adicione metade de álcool líquido 70%, adicione um total de 30 gotas totais de óleos essenciais de potente ação antiviral como tea tree, eucalipto glóbulos, louro folhas ou bergamota LFC, ou mesmo, do blend 4 Ladrões da Laszlo.
– complete o volume com o álcool líquido e misture até homogeneização.
– utilize para manter as mãos limpas e higienizadas.
Lugares fechados e com aglomeração? Hora de abrir as janelas e dispersar óleos essenciais pelo ar.
Se puder, evite as aglomerações, principalmente em locais fechados. O outono é uma época propícia para o surgimento de gripes e resfriados, e a proliferação dessas doenças pode ser facilitada em locais de baixa circulação das correntes de ar.
Óleos essenciais para assepsia atmosférica
Muitos óleos essenciais possuem potente ação antisséptica e, para auxiliar no combate a proliferação aérea de microorganismos, coloque um difusor no ambiente com os óleos essenciais de limão-siciliano, alecrim-verdadeiro, tea tree, niaouli ou o blend 4 ladrões da Laszlo.
A rinite atacou! Como cuidar com óleos essenciais e aromaterapia?
A rinite é uma condição em que ocorre a inflamação da mucosa nasal em resposta a um agente irritante, como alérgenos, vírus, bactérias, poluentes ou mudanças de temperatura. Seus sintomas incluem congestão nasal, coriza, espirros, coceira no nariz e na garganta, e em alguns casos, olhos lacrimejantes e coceira nos olhos. A rinite, quando não tratada adequadamente, pode ser a porta de entrada de microorganismos que desencadeiam infecções ORL. Assim, se a rinite começou, ainda é tempo de evitar agravamento dos sintomas e piora do quadro das “ites”.
Como usar óleos essenciais na rinite?
Para desobstruir o nariz, pingue uma gota de hortelã-pimenta em uma bolinha de algodão e inale com as mãos em concha, alternando respirações sem o óleo e respirações com o hortelã-pimenta. Além disso, você pode aquecer uma bacia de 300mL de água (cuidado para ela não virar) e pingar de 8 a 12 gotas óleos essenciais. O vapor de água arrasta junto os óleos essenciais e você pode cobrir a cabeça com uma toalha para aproveitar uma espécie de “cabana” ou “sauna”. Alterne entre a cabana e a respiração do lado de fora. Para isso, utilize o óleo essencial de hortelã-pimenta e o de eucalipto-glóbulus (no caso de crianças, prefira óleos cítricos LFC e o louro folhas).
As outras “ites” também se instalaram. O que fazer para aliviar sintomas?
As infecções otorrinonaringológicas provocam inflamações e dores na garganta, ouvidos, sinos nasais, um imenso desconforto para respirar, além da necessidade de eliminar secreções na forma de catarro e tosse. Portanto, muitos óleos essenciais anti-inflamatórios, mucolíticos e antivirais são muito bem-vindos nessa hora.
Um bálsamo para alívio respiratório nas infecções ORL’s:
– Em 50 gramas de óleo de coco palmiste, misture 10 gotas de oleoresina ou óleo essencial de copaíba, 10 gotas de louro folhas e 10 gotas de tea tree.
– Aplique massageando a garganta, atrás dos ouvidos, peito e costas conforme a necessidade de alívio dos sintomas.
– utilize de 2 a 3 vezes por dia.
Importante, sempre, manter a hidratação adequada, sono reparador e uma boa alimentação. Essas práticas são reparadoras e de intenso alívio dos desconfortos de doenças típicas das temperaturas mais baixas, mas não substituem atendimento e prescrições médicas. Quando necessário, consulte sempre seu médico de confiança.
Deseja conhecer os óleos essenciais citados? Aproveite para visitar o site da nossa loja virtual em www.laszlo.com.br .
LASZLO
A História da Aromaterapia passa por aqui.