Você sabia que o uso de óleos essenciais é um grande aliado da saúde mental, em especial no combate e controle da ansiedade?
Vários estudos reforçam o sucesso do uso dos óleos essenciais para ajudar no tratamento da saúde física e mental, destacando a sua eficácia no alívio do transtorno de ansiedade.
Coração batendo mais forte, frio na barriga, um certo nervosismo, roer unhas e acordar no meio da noite são algumas sensações comuns e naturais do ser humano diante de alguma situação estressante e fora da sua rotina, como uma prova, entrevista de emprego, doença, nascimento de filho, etc.
No entanto, elas chegam e assim que a situação passa a pessoa retoma a sua rotina naturalmente.
Infelizmente para muitos brasileiros, essas sensações são excessivas e não são passageiras, impactando negativamente no seu dia a dia profissional e na vida pessoal, caracterizando o chamado transtorno da ansiedade.
Segundo matéria publicada no Globo, o Brasil é o país com maior número de ansiosos. Conforme a OMS, estamos no topo do ranking mundial com cerca de 18,6 milhões de casos da doença.
O tratamento envolve medicamentos, psicoterapias, terapias e o uso de óleos naturais tem se mostrado muito eficaz no alívio dos sintomas.
Quer saber o que óleos essenciais e como eles ajudam no transtorno de ansiedade? Continue a leitura e confira.
O que são óleos essenciais?
Usando um conceito da biologia, pode-se dizer que óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas.
Também pode ser definido como compostos concentrados extraídos de plantas aromáticas, que são ricos em substâncias que ajudam a promover o bem-estar físico e mental.
Dada a sua importância, a aromatologia visa estudar, comprovar e compreender o uso de forma técnica e científica dos óleos essenciais. Atualmente, temos vários estudos que comprovam os benefícios dessas substâncias por meio da aromaterapia.
Aromaterapia é uma prática que estuda os efeitos do uso de óleos essenciais e se baseia na sua utilização complementar ou medicinal visando auxiliar a promoção do bem-estar físico e emocional das pessoas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece a importância e a eficácia do uso dos óleos essenciais e, desde 2018, incluiu a aromaterapia como um dos recursos terapêuticos oferecidos por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
O uso dos óleos naturais aromáticos ajuda a:
- aliviar sintomas de asma e resfriados,
- melhorar o sistema imunológico,
- combater a insônia,
- reduzir os efeitos da depressão e ansiedade.
Importante lembrar que os povos da antiguidade já utilizam óleos extraídos das plantas para se beneficiarem de suas ações curativas e preventivas, atualmente seus benefícios foram apenas comprovados e as soluções melhoradas.
No que diz respeito ao transtorno de ansiedade, são vários os óleos essenciais que ajudam no alívio dos sintomas e no tratamento da doença.
Entre eles estão o de:
- Pimenta-Rosa,
- Manjerona-Doce,
- Jasmim,
- Laranja-Doce,
- Bergamota.
Além desses, vale destacar que óleo dos diversos tipos de lavanda estão entre os mais estudados devido aos seus efeitos no combate ao estresse e a ansiedade e por consequência um dos mais usados e conhecidos na aromaterapia.
É importante saber também que lavanda e alfazema são a mesma planta. E elas existem em diversos tipos, todos com seus benefícios terapêuticos.
Uso de óleo de lavanda no tratamento da ansiedade
Vários são os estudos que confirmam os benefícios e a eficácia dos óleos essenciais de lavanda no controle dos sintomas e no tratamento do transtorno da ansiedade.
Um deles foi realizado em 2012 e publicado no Natural Medicine Journal. O estudo comprova que o uso de óleos essenciais de lavanda é eficaz no combate à ansiedade e nos sintomas da depressão, pois as suas substâncias atuam no sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.
Experiências realizadas também comprovam que usar a substância em difusores nos consultórios odontológicos reduz a ansiedade dos pacientes.
Outros estudos mostram que a lavanda auxilia de forma efetiva na redução da ansiedade em fumantes e usuários de substâncias tóxicas, como a crack, no tratamento da dependência.
De forma geral, o uso dos óleos essenciais de lavanda são indicados para o tratamento de ansiedade, insônia e controle de estresse e o composto pode ser aplicado em:
- difusores de ambientes,
- em cremes e óleos para massagens corporais,
- diretamente no travesseiro para uma boa e tranquila noite de sono.
Agora que você conferiu os benefícios dos óleos essenciais para o transtorno de ansiedade, que tal continuar no nosso blog e conferir muitas novidades sobre esse e outros temas de seu interesse?