Efeitos ansiolíticos estão entre os inúmeros benefícios das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.
São vários os estudos que comprovam que muito além do aroma super agradável os óleos essenciais tem propriedades cicatrizantes, antibacterianas, antifúngicas, antissépticas, antivirais e analgésicas.
Além dos seus benefícios na promoção da saúde física, a aromaterapia também contribui de forma efetiva no combate à insônia, estresse, no alívio dos sintomas da depressão e ansiedade.
A ansiedade patológica é considerada o tipo mais comum entre os transtornos mentais e há alguns anos profissionais e órgãos da saúde, como a OMS, consideram a doença uma epidemia mundial.
O Brasil está no ranking mundial como o país mais ansioso do planeta, onde 9,3% da nossa população sofre do transtorno.
Nesse cenário, a aromaterapia surge como uma grande aliada também no tratamento da saúde mental e, em especial, vários estudos comprovam que o uso de óleos essenciais promove resultados surpreendentes no controle da ansiedade e no tratamento do transtorno. Quer saber mais sobre as descobertas da ciência sobre os efeitos ansiolíticos dos óleos essenciais? Continue a leitura.
A aromaterapia
Aromaterapia é uma prática milenar. As civilizações antigas já usavam os óleos e extratos das plantas para purificar ambientes e curar males do corpo por conta dos seus efeitos ansiolíticos.
Aromaterapia é definida como uma técnica terapêutica que utiliza os óleos essenciais extraídos das plantas para ajudar a promover a saúde física, mental e emocional.
O químico francês René Maurice Gattefossé é considerado o “pai” da Aromaterapia. No início do século XX, usou óleo de lavanda para curar uma queimadura grave na mão devido a uma explosão no seu laboratório.
A partir disso, ele começou a se dedicar aos estudos dos efeitos terapêuticos e mais tarde passou a usar o termo Aromaterapia nos artigos e livros.
Atualmente, a prática terapêutica a partir dos óleos essenciais é adotada em praticamente todo o mundo e no Brasil, em 2018, a Aromaterapia passou a integrar a lista dos serviços dos recursos integrativos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin) e muitas outras instituições trazem vários estudos e pesquisas que comprovam como os óleos essenciais também ajudam na saúde mental, com seus efeitos ansiolíticos, em especial o óleo de lavanda (Lavandula angustifolia). Entre os óleos que promovem efeitos ansiolíticos, destacamos o de Jasmim, Bergamota, Camomila, Rosa e Lavanda.
Os benefícios do óleo de lavanda para a saúde
Pelas suas propriedades terapêuticas, o óleo essencial de lavanda está no rol dos mais benéficos para a saúde física e mental, sendo um dos mais usados na Aromaterapia.
São vários os estudos que comprovam que o óleo essencial de lavanda:
- ajuda a aliviar os efeitos colaterais do tratamento do câncer,
- aplicado direto na superfície pode ajudar na saúde e beleza da pele e dos cabelos,
- alivia os efeitos da picada de insetos,
- ajuda na cicatrização da pele,
- melhora a qualidade do sono,
- equilibra o sistema nervoso central,
- alivia os sintomas da depressão,
- usado de forma contínua ajuda no tratamento do estresse e ansiedade.
Em relação aos efeitos ansiolíticos, destacamos um artigo publicado na revista Laryngoscope Investigative Otoralyngoly. O estudo relata que a lavanda reduziu o nível de ansiedade em 100 pacientes que iriam passar por cirurgias médicas. O produto foi usado antes da intervenção.
Pacientes que têm contato com o aroma da lavanda em consultórios odontológicos também apresentam menor índice de ansiedade na consulta e durante o tratamento.
Outro estudo que mostra os efeitos ansiolíticos da lavanda está publicado no Natural Medicine Journal. Pesquisadores concluíram que os óleos essenciais da planta agem no sistema límbico, a parte do cérebro que ajuda a controlar as emoções.
A eficácia dos óleos essenciais em alunos de graduação da área da saúde
Os efeitos ansiolíticos dos óleos essenciais também são comprovados entre alunos da área da saúde.
Uma pesquisa revelou que frequentadores de um curso de enfermagem que utilizaram da Aromaterapia usando óleos essenciais de lavanda tiveram seus quadros de estresse e ansiedade melhorados em 60 dias.
Isso acontece porque as propriedades terapêuticas da lavanda são essenciais para ajudar a liberar neurotransmissores que promovem efeitos ansiolíticos e relaxantes, trazendo o equilíbrio e ajudando no tratamento da ansiedade, estresse e outros males.
Os óleos podem ser usados em difusores, no banho, massagem, etc.
Agora que você conferiu alguns estudos que revelam os efeitos ansiolíticos dos óleos essenciais, que tal acessar a nossa página e comprar o seu?