Diferente do que você já ouviu falar sobre o uso dos óleos essenciais na pele, ou através dela…
“Aromadermatologia” compreende uma visão aprofundada da ação dos óleos essenciais diretamente na pele e em questões de saúde e preservação que envolvem esse órgão, além de possibilitar uma visão totalmente inovadora sobre os cosméticos e seus bioativos, como os óleos essenciais.
Será que faz sentido pensar em aromas para cuidado dermatológico? Os óleos essenciais podem funcionar dessa maneira?
Pois é, os aromas não são qualquer cheirinho, não é mesmo?Quando pensamos em aromas naturais, estamos nos referindo a diversas possibilidades de moléculas geradas pelas plantas aromáticas e que nós, seres dotados de nariz, recebemos em nossos receptores olfatórios e interpretamos na forma de cheiro. Os óleos essenciais são formados por essas substâncias, então, temos em mãos ferramentas naturais que podem ser aplicadas no nosso corpo.
Mas, como os óleos essenciais, aromas naturais, atuam no tecido cutâneo?
Muitas são as formas, bem como uma variedade de aplicações, contudo, vale ressaltar que, da mesma forma que possuímos receptores olfatórios, moléculas preparadas como “fechaduras” para receberem as substâncias odorantes dos aromas (as “chaves”), dos óleos essenciais, lá no nariz, também possuímos receptores para essas substâncias dos óleos essenciais em nossa pele. Não é fantástico?
Dessa forma temos uma lente muito ampliada para entender como os óleos essenciais podem atuar ativamente na nossa pele e no cuidado dela, ou seja, em uma aplicação dermatológica e, também, cosmética promovendo mecanismos de manutenção da beleza, de processos antioxidantes e de construção de escolhas específicas para os produtos dedicados a todo cuidado dessa pele.
Dessa forma, quais os tipos de tratamentos são possíveis através da aromadermatologia?
Pode parecer algo surpreendente, mas você sabia que existe uma íntima conexão entre o tecido cutâneo e o tecido cerebral? Para começarmos a desmistificar essa relação podemos relembrar que diversas questões e transtornos emocionais se refletem em mudanças na pele, como o caso da psoríase e mesmo de dermatites. Assim, imagine que fantástico poder tratar tanto das emoções quanto da pele, a partir de sua íntima correspondência orgânica e fisiológica? Dessa forma, abrem-se possibilidades enormes de construção de protocolos e tratamentos com diversos bioativos, dentre eles, os óleos essenciais, bem como a formulação cosmética tão individualizada quanto as pessoas que farão seu uso.
Então, os aromas podem ser utilizados como cosméticos?
Exatamente. Os óleos essenciais são recursos, ferramentas, excepcionais para cuidado da beleza, utilizando suas propriedades em cosméticos especialmente preparados com esse intuito. Por exemplo, podemos escolher alguns óleos essenciais que ajudam a melhorar a produção de colágeno numa proposta de tratamento anti-aging. Também é possível selecionar óleos essenciais capazes de clarear manchas de pele, ou seja, num tratamento de uniformização do tom de pele. Temos a possibilidade, também, de reduzir o efeito e surgimento das rugas a partir de propriedades específicas de óleos essenciais.
Onde aprender Aromadermatologia?
Para você que deseja dar passos além de tudo que já ouviu sobre óleos essenciais, aromaterapia e cuidados da pele, prepare-se para conhecer o curso “AROMADERMATOLOGIA” que abordará mais de 70 tópicos sobre o tema, para que você possa aplicar essa abordagem com você mesmo e com as pessoas que você atende e orienta.
Confira aqui um pequeno vislumbre do que o curso de Aromadermatologia abrange:
1. O que é aromaterapia e aromadermatologia;
2. A pele, suas estruturas, células e suas funções;
3. Receptores sensoriais da pele;
4. Imunidade da pele (células imunológicas e funções);
5. Mediadores da inflamação na pele (citocinas, prostaglandinas etc);
6. Impacto da imunidade na matriz extracelular;
7. Óleos essenciais e absorção dérmica de fármacos e ativos diversos;
8. Óleos essenciais e reparação celular;
9. O ciclo circadiano do corpo e da pele;
10. Disrupção na expressão genética do ciclo circadiano e doenças de pele;
11. Eixo Intestino-pele-cérebro;
12. Óleos essenciais e fatores de crescimento e angiogênese;
13. Como o sol danifica a pele;
14. Ácidos graxos, gorduras, envelhecimento e câncer de pele;
E muito, mas muito mais!
Quem vai te guiar por essa jornada da Aromadermatologia?
Seu professor será Fábián László, que é considerado um dos maiores especialistas em óleos essenciais do Brasil e do mundo, com mais de 30 anos pesquisa na área Fitoquímica com ênfase em Óleos Essenciais, Fitoterápicos e Cannabis Medicinal.
– Ele promoveu o 1º Congresso Internacional de Aromatologia e Aromaterapia que o Brasil teve, no ano de 2012, o CIAROMA, que continua tendo novas edições.
– É o editor-chefe e da Editora Laszlo, a principal editora de livros sobre aromaterapia e óleos essenciais do Brasil, com cerca de 70 títulos na área traduzidos e publicados.
– É diretor de ensino do Instituto Laszlo e do IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia), escola que desde 2009 certificou mais de 15mil aromaterapeutas em todo o Brasil em diversos cursos ministrados pelos seus professores.
– Atuou junto com a equipe da PNPICs no Ministério da Saúde para a introdução (em 2018), da Aromaterapia no SUS.
– Foi responsável pela criação do Dia Nacional da Aromatologia e Aromaterapia, comemorado todo dia 19 de dezembro (dia do nascimento de Gattefossé). A data foi aprovada na Câmara dos Deputados em Brasília em 2019 e incorporada no calendário oficial federal de datas comemorativas do Brasil.
– É o CEO (diretor executivo) da Laszlo, considerada uma das empresas pioneiras e mais importantes na área de óleos essenciais e aromaterapia do país, fundada pelo mesmo no ano de 2000.
– Trouxe ao Brasil grandes nomes da aromaterapia como Dr. Daniél Pénoël, Dr. Jean-Pierre Willem, Marcel Lavabre, Eva Obegron, Pamel Ruiz, Justine Crane, Dietrich Gümbel, entre outros. Tendo consolidado sua formação e aprendizado com muitos destes.
– É palestrante em eventos da área no Brasil e exterior, assim como para professor de cursos de pós-graduação ou extensão universitária.
– Se destaca como Notório Saber em inúmeras áreas de conhecimento, ou seja
Como aluno, é uma oportunidade poder aprender com quem se dedica ao aprendizado e ao ensino há tantos anos.
As aulas do curso têm início no dia 25 de outubro de 2023, então, para se inscrever clique aqui.
Desejamos uma jornada de transformação e muito aprendizado!
LASZLO
A História da Aromaterapia passa por aqui.
