A Aromaterapia e a história das mulheres sempre andaram juntas. Neste texto, você vai conhecer algumas das mulheres que marcaram essa trajetória, ampliando o acesso ao conhecimento e ajudando a consolidar a Aromaterapia como uma prática respeitada no mundo todo. Prepare-se para descobrir como essa conexão feminina com as práticas naturais moldou o passado e continua influenciando o presente e o futuro da Aromaterapia!
O coração da Aromaterapia é feminino!
Quando falamos em Aromaterapia, um nome sempre surge como referência: René-Maurice Gattefossé, conhecido como o “pai da aromaterapia moderna”.
Entretanto, na verdade, são as mulheres que têm protagonismo nesta história! Hoje, são elas que lideram os estudos, pesquisas e o interesse pelo uso dos óleos essenciais no dia a dia. No Brasil e no mundo.
Mas isso não é nenhuma surpresa…
Desde a Antiguidade, as mulheres dominam os saberes naturais. Através de uma conexão íntima e profunda com as plantas, exploram suas propriedades, as difundindo de geração em geração.
Aromaterapia e mulheres: uma conexão natural e poderosa!
Essa relação entre as mulheres e a Aromaterapia vai além do conhecimento ancestral – ela está na própria fisiologia feminina! Você sabia que o olfato das mulheres tem características únicas?
- Pela manhã, a percepção olfativa tende a ser mais aguçada.
- Durante a ovulação, o olfato se intensifica ainda mais.
- Mulheres conseguem identificar aromas em concentrações mais baixas com maior facilidade.
Isso explica por que os óleos essenciais podem ter um impacto tão profundo no bem-estar feminino, atuando de forma sensível e eficaz.
Você já percebeu como seu olfato reage aos aromas ao longo do dia?
As mulheres marcaram a história da Aromaterapia:
Foi no final do século XIX, na França, que a Aromaterapia moderna começou a se delinear. E, desde então, diversos profissionais abriram caminhos para o estudo e a aplicação dos óleos essenciais.
Você sabe quais foram as mulheres que desempenharam -e ainda desempenham- um papel fundamental nessa trajetória?
Elas não apenas ajudaram a consolidar a Aromaterapia no mundo, mas também tornaram esse conhecimento acessível para que mais pessoas pudessem se beneficiar dos óleos essenciais.
Conheça algumas dessas mulheres inspiradoras:

MARGUERITE MAURY: Conhecida como a “Mãe da Aromaterapia Holística”, foi uma bioquímica visionária que popularizou o uso terapêutico dos óleos essenciais na Europa. Autora da obra “Alquimia dos Aromas para a Juventude”, foi responsável pela disseminação da aromaterapia inglesa na década de 1950.

DANIÈLE FESTY: Foi uma das grandes veteranas da Aromaterapia na França. Farmacêutica, multidisciplinar e com uma grande paixão por ensinar, destacou-se pela sua didática, tornando o conhecimento sobre óleos essenciais mais acessível ao grande público. É autora de best sellers como “Cuidando dos filhos com óleos essenciais”; “A Bíblia dos óleos essenciais”; “Aromaterapia para grávidas”; “Aromaterapia a fonte da juventude” e “Aromaterapia para mulheres”.

VALERIE WORWOOD: Uma das principais autoridades mundiais em óleos essenciais, é doutora em medicina complementar e consultora referência em aromaterapia clínica. É autora de “Aromaterapia para crianças saudáveis”, um livro que ajuda a descomplicar o uso dos óleos essenciais no dia a dia de mães, pais e cuidadores.

JANE BUCKLE: Enfermeira de cuidados intensivos qualificada em práticas integrativas. Foi pioneira na introdução da aromaterapia em hospitais nos Estados Unidos e Europa. Seu trabalho contribuiu para o reconhecimento dos óleos essenciais na área da saúde. É autora de “Aromaterapia Clínica”.
Essas mulheres inspiradoras ajudaram a transformar a Aromaterapia no que conhecemos hoje! E você, já conhecia essas referências?
Um legado para o futuro da Aromaterapia:
A presença feminina na Aromaterapia vai muito além da história – ela se reflete na forma como esse conhecimento continua sendo transmitido e expandido, conectando gerações através do poder dos óleos essenciais.
Seja na pesquisa científica, na aplicação clínica ou no uso cotidiano, as mulheres seguem impulsionando essa prática com sensibilidade, inovação e compromisso com o bem-estar.
E se você deseja mergulhar ainda mais nesse universo, a Editora Laszlo disponibiliza todos os livros citados ao longo do texto, trazendo conhecimento de qualidade para que você aprenda com as maiores referências da área.